Vou começar este post respondendo aos comentários e então sigo nas minhas considerações.
1) Sr.(a) Anônimo, não sei quem é você que me prometeu uma Bíblia. De fato eu não tenho uma, mas não me lembro de quem me fez a promessa. Receberei com carinho e prometo ler.
2) Será que temos mesmo o tão falado livre-arbítrio ou já está tudo escrito? Sinceramente não sei. Mas sei que temos que nos responsabilizar por nossas atitudes. Penso que as coisas só nos acontecem porque permitimos (criamos condições, corremos o risco) ou pelo acaso, Deus para quem preferir (variáveis que não controlamos).
3) Segundo a Bíblia existe sim inferno e o coisa ruim. É como o próprio autor fala, não tem como haver duas verdades, ou o inferno existe ou a Bíblia mente.
4) As crianças que são abusadas e assassinadas diariamente estão entre os bons ou entre os maus? Será que já tinham cumprido sua missão? Estavam pagando por algo em vidas passadas? Precisa ser tão trágico?
5) De fato eu confio muito nas minhas próprias forças, mas você sabe bem que eu agradeço mais que peço.
6) Será que as pessoas só sentem a presença de deus quando estão na pior? No forró, pagode, samba, baile funk, festas em geral, alguém sente a presença de Deus? Nunca vi ninguém chegar ao final de uma festa e dizer "nossa, como eu senti a presença de Deus na balada de hoje".
Embora eu não tenha chegado à metade do livro, pretendo que essas sejam minhas últimas considerações a seu respeito, mas prometo ler até o final.
Os autores têm argumentos interessantes e defendem muito bem a causa a que se propuseram, contudo as provas científicas requerem um estudo profundo o que me leva a concluir que eles contam que o leitor não vai ter paciência de ficar pesquisando se o que eles colocam é realmente verdadeiro ou se poderia ser entendido de uma outra forma, assim como um bom advogado consegue reverter as causas mais improváveis.
Como exemplo da complexidade das provas cito aqui o acrônimo SURGE, que significa:
Segunda lei da termodinâmica;
Universo em expansão
Radiação do Big Bang
Grandes galáxias, Sementes de
Einstein, A Teoria da Relatividade de
Sinceramente não provam a existência de Deus.
Algumas condições impostas pelos autores:
"O Universo está ficando sem energia utilizável e um dia morrerá."
O Universo estaria sem energia agora se estivesse funcionando desde a eternidade passada."(???)
"O Universo não pode ser eterno__ teve obrigatóriamente um início__ pois, se fosse eterno, a bateria já teria acabado a esta altura." (???)
"Era uma vez um nada e então bang!, havia alguma coisa."
"O fato de o Universo estar ficando sem energia utilizável e caminhando para o caos é indiscutível!".
"Tudo que venha a existir precisa de uma causa. Deus não veio a existir, ninguém O fez. Ele não é feito. Como ser eterno, Deus não tem um começoe, assim, Ele não precisou de uma causa."
Depois os autores falam das do princípio antrópico e suas constantes (122 no total) que são as características existentes na Terra que permitem a existência de vida. Buscando provar que é impossível que não tenha havido inteligência por trás disso, que não pode ser obra do acaso.
Enfim, quero deixar claro que acredito em Deus. Não como um ser, uma personificação, mas alguma coisa que rege tudo, talvez uma energia...Eu sinto que existe algo superior.
Quem me conhece sabe que eu costumo dizer que sou muito abençoado e que comigo tudo sempre dá certo. Eu sinto, sinceramente, que sou acompanhado por algo sobrenatural e que pode ser Deus, deve ser Deus, porque me faz muito bem.
Uma outra coisa que percebi com a leitura foi que eu não faço a ligação Deus-Cristo. Não acho que Jesus Cristo fosse Deus. Acho muito bonita a história, gosto dos filmes que tratam do assunto, o vejo como um homem acima do normal mas, definitivamente, não consigo fazer o link. O que significa, segundo os cristãos, que vou para o inferno.
Também não tenho disciplina para seguir uma religião__ embora reconheça que quem consegue se entragar à religião vive melhor__principalmente porque não acredito nas religiões, nessas pessoas que dizem ter ligação direta com Ele. Eu falo com Ele todos os dias, sem intermediários.
Hoje vi imagens da escola que desabou aqui na capital do Haiti. Crianças e adultos mortos, esmagados, corpos dilacerados, uma desgraça. Onde está o livre arbítrio nesse momento? Como Ele separou os bons dos maus? Onde está o amor infinito? Será que todos já estavam suficientemente evoluídos? Estavam pagando por algo que fizeram em vidas passadas?
Foi inevitável questionar a existência de Deus.