sábado, 14 de março de 2009

Ney Matogrosso e o Youtube: Coisas boas da vida.

Ouvi o Ney Matogrosso pela primeira vez quando ainda era criança, num LP do Secos & Molhados, que espero encontrar nas coisas da minha mãe (eu pretendo sequestrá-lo), grupo do qual o Ney fazia parte.
E como não se impressionar ao ouvir a Rosa de Hiroshima! como esquecer??
Cresci e, embora tivesse bastante curiosidade pelo trabalho dele, não me interessei mais, passei a ouvir rock e músicas mais dançantes, aquelas mais comerciais que tocam na maioria das rádios.
Contudo, ainda existe salvação (para mim). Ouvindo a Nova Brasil FM, que só toca músicas nacionas, peguei pela metade uma canção dele cujo refrão perguntava: onde está você meu amor, eu preciso de um pouco de calor... uma música linda! com letra, melodia e sentimento. Nesse mesmo dia fui buscar na internet e ouvi várias vezes, recomendei a diversas pessoas e, enfim, fui buscar mais coisas desse cara que é realmente excepcional.
Nessa busca fui parar no youtube, um site que eu nunca tinha dado muito valor, nunca o havia explorado em busca de coisas boas. Além disso, vivo sem tempo, ou pelo menos penso que vivo... e assim acabo não aproveitando essas coisas boas da vida. Pois foi lá que encontrei diversas e grandiosas apresentações do Homem com H.
No início quando passei a buscar e divulgar a música Um Pouco de Calor, pensei comigo que talvez eu estivesse ficando velho e por isso estava curtindo Ney Matogrosso, mas ao ver alguns vídeos das apresentações desse artista descobri que o problema não era a juventude, era a minha ignorância... e à medida que eu ia assistindo ia também percebendo como meu gosto musical ia se tornando mais apurado e um monte de idiotices que ouvi começaram a se apagar da minha mente..envergonhadas talvez.
No Youtube descobri, entre outras coisas, que a música Rosa de Hiroshima é um poema de Vinícius de Moraes, revi o show dele na abertura do Rock in Rio de 1985, em trajes mínimos de indígena, gritando em altos brados "Deus salve a América do Sul" em pleno governo militar, predizendo a redemocratização que estava por vir, assisti a mesma vitalidade, energia e liberdade num vídeo de 89 da Rede Manchete e nas imagens do show Inclassificáveis que, após assistir algumas partes na internet, pretendo conferir assim que retornar e ainda fiquei satisteito ao vê-lo, inteligentemente e firmemente, defender seu ponto de vista em relação às drogas, sem demagogia ou média com ninguém.
Definitivamente, Ney Matogrosso e o Youtube são exemplos de coisas boas da vida. Ambos pela coragem, ousadia e liberdade. Aquele também pelo talento, este também pelo espírito democrático!

3 comentários:

  1. Olá, queria agradece-lo por ter me ensinado a ouvir a rádio Nova Brasil , que hoje está nos meus favoritos. Obrigada primeiro pela indicação e por poder compartilhar do bom gosto musical de um amigo, segundo, porque sou uma defensora enquanto radialista da boa música popular brasileira,essa da década de 80... que tem nomes de A a Z ( Ney Matogrosso é um artista completo, que foi recriminado e rotulado , justo por ser ousado, corajoso e libertário).Ney Matogrosso, Nova Brasil, Youtube ...concordo com você são sim algumas das coisas boas, que pessoas solitárias (ou aquelas "rotuladas" de carentes?) podem usufruir numa janelinha do computador! Sou adepta de blogs e sites de poesias e mensagens que coleciono para eventualmente mandar para pessoas especiais... e mesmo que a gente não se conheça, gosto da forma como vc escreve, e se me permitir continuarei visitando seu blog, e ouvindo sua rádio...talvez seja uma boa forma de cultivar uma amizade virtual, outra das boas coisas da vida!

    ResponderExcluir
  2. Oi filho a musica que eu ouvia quando vc era bem nenem era "FALA" eu ia fazendo as coisas e cantando para vc essa música vc não sabe mas é a nossa música beijos te amo

    ResponderExcluir
  3. Tem uma música do Ney Matogrosso, Estava Escrito, de 1995, a letra dela me faz lembrar alguém especial (P.M.):

    "Você sem querer por mim esperava
    eu sem saber por você procurava
    O destino sabe o que vai acontecer..."

    Realmente as letras são fantásticas.

    B.S.

    ResponderExcluir