quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Carnaval em Diamantina


Enfim carnaval!!
Uma amiga me falou de uma excursão pra Diamantina e eu topei na hora!
Tinha ouvido falar maravilhas do carnaval de lá e resolvi conferir. Olha só as condições:
- Ônibus open bar na ida (nunca tinha visto isso!!);
- Casa para 45 pessoas (vai dar merda...);
- Churrasco de confraternização open bar assim que chegássemos (isso vai dar certo!!);
- Ônibus com paz na volta (excelente).
Tudo por um preço que a gente desconfia...mas deu tudo certo e todas as promessas foram cumpridas.
Diamantina me lembrou Olinda, com suas ladeiras de pedra, mas é bem melhor, pois não somos obrigados a ouvir frevo nem a aplaudir uns bonecos horríveis em nome da homenagem à cultura local.
A festa rola o dia inteiro, cada hora num local diferente e todos os ritmos tem seu espaço.
Muita gente bonita e, infelizmente, mais homens que mulheres...
A famosa falta de água na cidade nos afetou somente por um curto período no primeiro dia, parece que a cidade esta se organizando para receber os turistas que chegam aos milhares do Brasil inteiro.
O melhor lugar para se hospedar é na ladeira principal, já que tem algumas horas da madrugada em que o som é desligado, mas durante a maior parte do dia fica ótimo!
O Bar do Titi é uma das principais atrações durante o dia, fica lotado e com um DJ tocando de tudo. Só não me pergunte se a comida lá é boa ou se a cerveja é gelada, porque eu não consegui chegar nem perto do balcão!
No Palco principal as bandas se revezam, as mais famosas Bartucada e Batcaverna não deixam nada a desejar perto de Olodum ou Timbalada. Tocaram de tudo (gosto de enfatizar isso) desde as famosas do axé até Raimundos, Titãs, Legião Urbana, Rappa, tudo repaginado de forma a atender o público momesco. Existe uma área reservada mais próxima ao palco para quem tem abadá, que a meu ver é uma grande bobagem.
Pouco acima dessa área tem uma outra encruzinhada onde rolam shows durante todo o dia, normalmente um sambinha de roda, típico do Rio, o ambiente é muito bom e o tempo também ajudou muito.
Nesse mesmo local, à noite, no Bar chamado Baiúca rola um Trance alucinante. as pessoas se sacodem de qualquer jeito, uma verdadeira multidão que troca os ritmos de carnaval pela batida tecno que hipnotiza. Segundo um colega esse é o ritmo mais democrático que existe porque você pode dançar de qualquer jeito e não tem letra de música. (?)
Meu currículo de carnavais está bem sortido, Salvador, Recife, Manaus, Rio de Janeiro mas essa foi uma experiência ímpar. Primeiro por ficar numa casa repleta de desconhecidos, segundo pelas características do local e depois por ser o primeiro que eu curto efetivamente solteiro, depois de me separar.
Uma coisa que me incomodou lá foi a galera usando muitas drogas e abertamente, como se no carnaval realmente tudo fosse liberado, foi triste ver meninos e meninas que preferiam endoidar o cabeção no lugar de curtir o som e dar uns beijos na boca.
Na segunda eu já estava cansado e já queria voltar para casa, mas isso é porque eu estou mesmo ficando velho. Foi tudo ótimo e valeu a pena!
Ano que vem acho que vou para o Rio.

Um comentário:

  1. Nossa, cheio hein? Me falaram maravilhas do carnaval de Diamantina. Eu só passei em Salvador fora o Rio, e apesar de ter adorado a cidade e tudo mais, ainda prefiro o Rio, pelo menos como está agora. cada ano está mais organizado, e com mais segurança. Somente uns casos isolados de furto, mas o que esperar desse tumulto todo? São vários blocos espalhados pela cidade, todos devidamente cadastrados. Muita gente bonita, muito turista e a galera animada. Lembrou muito meus antigos carnavais. Uma galera fantasiada e com pique de dar inveja!Esse ano, desisti de alguns blocos mais visados e de nome, como Bola Preta, que ficou intransitável Mas me esbaldei nos da Lapa, em especial o quizomba!! Carnaval bem eclético tb, tocando de tudo, e graças a Deus não ouvi nenhum funk...rs E o melhor, sem abadá!A galera ainda soltou um :" carnaval no Rio é melhor que Salvador!!"rs
    Pena que realmente moro bem distante, mas apesar da idade, ainda me sobrou pique...rs Me desloquei de Sulacap até de ônibus! E olha que tava marcando quase 42º!! Ano que vem, quero só me organizar melhor e juntar uma galera boa pra ir. Mas confesso que apesar da animação, na terça estava acabada!!Mas, no final das contas, foi muito bom!
    Beijos querido!

    ResponderExcluir