quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O Rio é o Piranhão!


A Veja desta semana, que esta tão ruim quanto a da semana passada, traz uma matéria a respeito do Piranhão, apelido carinhoso do edifício sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, que recebeu tal alcunha em virtude de ter sido construído numa área onde antes era um ponto de prostituição, a famosa Vila Mimosa.

Não é a primeira edição que comenta as mazelas da cidade que vai sediar a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e as Olimpíadas de 2016.

A sede da administração municipal abriga hoje, além do prefeito e sua equipe, um depósito de gatos, cozinhas clandestinas e ambulantes que vendem de cangas a CD / DVD pirata, alguns inclusive com serviço de entrega. O mais impressionante é que o Prédio não tem sequer o habite-se, documento que atesta se um imóvel possui condições de ocupação.

Estive no Rio em dezembro passado e pude constatar as mazelas de que sofre a nossa Cidade Maravilhosa. Tenho orgulho de ser carioca, mas não dá mais pra viver como um simples cartão postal.

As ruas estão esburacadas ou simplesmente remendadas, a cidade esta suja, a violência dispensa comentários, camelôs estão espalhados, os flanelinhas nos estorquem impiedosamente. O trânsito caótico é fruto disso tudo somado ao sem número de vans e kombis, piratas ou não, que circulam de forma enlouquecida em busca de passageiros.

Em novembro estive em São Paulo e, sem querer alimentar a rixa que existe entre nós e os paulistas, pude constatar que a infra-estrutura deles esta melhor que a nossa. Ainda bem que não fomos nós que recebemos essa chuva toda que fez a maior cidade do hemisfério sul submergir. As conseqüências para os cariocas seriam bem piores. Só nos resta esperar que, vendo o problema do vizinho os administradores do Rio possam enfim repensar a nossa infra-estrutura.

Não dá mais pra aceitar a malandragem nossa de cada dia, a idéia de tirar vantagem em tudo, o jeitinho carioca. É preciso repensar a nossa cultura, é possível mudar e finalmente nos tornarmos uma cidade global, não das novelas globais que só mostram a parte boa, mas nos equipararmos às grandes cidades do primeiro mundo. Eu espero que os eventos contribuam para isso.

Porque honestamente o Rio de Janeiro atualmente é o reflexo do Piranhão.


P.S. Depois que escrevi o post achei esse texto num blog, achei ótimo e dá uma boa referência do que estou falando:

http://blog-rascunho.blogspot.com/2008/07/fui-ao-piranho-e-fiquei-puto.html

2 comentários:

  1. É até engraçado... ontem conheci um baiano e ele disse q o sonho dele é morar no Rio...
    O povo vê as novelas do Manoel Carlos e acha q RJ é aquilo lá. Vai conhecer o submundo... Conheça o centro do Rio depois das 21hrs, a sujeira, a violência, a quantidade de pivetes q tentam te atacar com a PM do lado, dizendo q nao adianta fazer nada porque são "de menores" e logo voltarão às ruas. Ver uma blitz e não saber se é pra sua segurança ou pra te violar.
    Me pergunto como fazer Copa e Olimpíadas, numa cidade sem total estrutura de segurança e física? Enfim, o mais importante é o dinheiro q se rouba né? Não dos pivetinhos, mas dos grandes, como aquele que trabalha no Piranhão...

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o Rio está longe de ser a "cidade maravilhosa". Eu confesso que estou cansada daqui. A violência me castra, a desorganização me irrita, sem contar o trânsito... A imagem de Cartão Postal é só pra turista ver. Vc já viu aquela obra da Cidade da Música, na Barra? Olha o desperdício do nosso dinheiro... Rio 2016? Quero só ver...

    ResponderExcluir