sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

No Terreiro.


Era um terreiro chic, todo mundo vestido de enfermeiro, o que quebrava um pouco o clima da Umbanda, mas dava um ar de coisa limpinha.
A palestra inicial foi ministrada por um funcionário revoltado por ter seu tempo reduzido. Um camarada que, embora bem intencionado, era tão vaidoso que quase flutuava como uma entidade.
Pai Nosso, orações iniciais, dança e finalmente Ogum, com seu porte e vitalidade. Depois Oxóssi, era seu dia e foi especial.
Já ouvi que sou filho de Ogum ou de Oxóssi, certeza mesmo só os dois que estão na minha certidão. Fato é que ouvir os atabaques e a cantoria arrepia qualquer um. Uma energia inunda aquele ambiente e enche os olhos dos espectadores de lágrimas.
A seguir os Pretos-Velhos aparecem com suas corcundas que quase jogam os médiuns ao chão e se preparam para conduzir os trabalhos.
Os Erês também marcaram presença, chamaram as crianças para brincar, comeram doces, tomaram refrigerantes e bagunçaram inocentemente chamando os pretos-velhos de vovôs.
Depois foram os Caboclos, que ouvem a todos pacientemente, aconselham, oram e, de olhos fechados, abrem os olhos de quem os procura. Mesmo com frases de auto-ajuda e dizeres genéricos de alguma forma fazem bem.
Por fim os Exús. Dizem que são de tipos variados, não sei. Dizem também que são esse povo baladeiro e farrista, será? Dizem que entendem melhor essa gente que anda na noite, em bares...são simpáticos, risonhos e brincalhões, tratam da carga pesada!
Depois vc escreve uns pedidos numa fitinha do Bonfim e amarra num pau, pega tudo o que você não quer, escreve num papel joga no fogo, aí calça o sapato e vai embora sem entender muito bem o que aconteceu.
Mas duas idéias ficam na cabeça:
1) Por estarmos na Terra, parece que estamos mais próximos do inferno que do céu; e
2) O que você não acredita não pode te fazer mal.

2 comentários:

  1. Não que o texto tenha me agradado,mas me agrada como escreves! Saudades de você
    moço! Ainda se lembra de mim? Só sendo uma rata de internet pra te achar... Fique com Deus, um ótimo fds! Bjos
    P.S Gostei das duas idéias e concordo com vc!

    ResponderExcluir
  2. Hehehehe!!!!!!!!!!!
    Segundo o Papa João Paulo II, " A melhor religião é aquela que transforma um homem em um Homem de Bem"....
    De fato, estamos mais para subvermes espirituais do que para espíritos evoluídos... A caminhada é longa... E a forma com que apoiamos a fé na hora da fadiga (porque infelizmente essa é a hora que mais nos lembramos de Deus... só para pedir ajuda e quase nunca para agradecer), é sempre válida se estiver dentro da lei de Amor...
    E vou falar... A fé remove montanhas.... eu to vendo isso acontecer dentro disso que acredito...
    Beijos

    ResponderExcluir