sábado, 2 de maio de 2009

Diferenças: Respeitar X Tolerar

  
AS PESSOAS SÃO DIFERENTES! 
(principalmente diferentes de mim!)

    Incrível isso!! parece óbvio para você?
   E mais, é fruto dessa diferença__ de pontos de vista, de linhas de raciocínio, de cultura__ que ocorre o aprendizado e a evolução.
    Pois é, para mim foi difícil entender isso...
   Ficava me perguntando porque uma outra pessoa tinha tanta dificuldade em entender algo que me parecia simples ou então como poderia chegar a uma conclusão tão diferente da minha.
   É preciso respeitar a opinião do outro e só emitir a sua se for solicitado, do contrário é melhor fazer um blog. Depois que percebi isso passei a viver melhor.
  Sabedoria é calar na hora certa e observar, se usar as três peneiras (verdade, bondade, necessidade), melhor ainda. 
   Não tente fazer a outra pessoa pensar da mesma maneira que você, ela tem valores, cultura e histórico diferentes e talvez a solução dela seja tão correta quanto a sua...é só mais uma solução, não há gabarito para a vida.
   Fica parecendo que você quer ensinar a pessoa a viver e isso passa uma idéia de arrogância. (a proposta desse post não é ensinar ninguém como proceder, estou falando de mim!)
   Por outro lado, respeitar a opinião é uma coisa, tolerar é outra bem diferente. Para algumas pessoas já falei sobre minha teoria de não agressão a si mesmo, que consiste basicamente em filtrar o que te faz mal e perceber que, muitas vezes na intenção de agredir o outro, você se agride muito mais. Sendo assim você não tem que tolerar o desavisado que precisa "te falar umas verdades".
   Enfim, você não precisa tolerar o outro,  simplesmente se afaste. 
  Eu mesmo não permito mais que venham me dizer coisas que não quero ouvir...quando eu quiser a opinião eu peço.
  É incrível como as pessoas têm opinião sobre tudo na vida e alheia, sempre têm um ensinamento e pior, soluções para o seu problema. Seus problemas sempre são mais simples e práticos que os do(a) espertonildo(a).
     Estamos sempre aprendendo. Eu respeito você e você me respeita.
    Ensinamentos só para a Bia, a quem pretendo passar meus valores e minha visão da vida e ela adota se quiser.

2 comentários: