terça-feira, 27 de abril de 2010

Adoção de crianças por casal homossexual

Em decisão inédita a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça manteve decisão que permitiu a adoção de duas crianças por um casal de lésbicas da cidade de Bagé (RS). Seguindo o entendimento já consolidado pelo tribunal de que nos casos de adoção, deve prevalecer sempre o melhor interesse da criança.

Ao ler a notícia de imediato pensei nas referências dessas crianças, na rotina dessa família. É um momento realmente histórico para toda a sociedade. Surge um novo entendimento a respeito da célula mater da sociedade, vulgarmente conhecida como família.

O ministro afirmou que " Esse julgamento é muito importante para dar dignidade ao ser humano, para o casal e para as crianças".

Com tantas mudanças, particularmente a velocidade com que a sociedade vem aceitando e incorporando o homossexualismo, acho que as crianças, futuramente, não terão problemas em entender e aceitar a situação. Embora pense também que apesar dessa velocidade ainda há muito preconceito e essas crianças provavelmente vão sofrer um pouco com isso. Imagine na escola, nas festinhas dos amiguinhos caretas...

Hoje, conversando com colegas no intervalo do almoço, soube das farras dos EMOS, ou sei lá que tribo será essa (talvez uma dissidência), no Shopping Pátio Brasil, espaço eleito por eles para encontros e exibição pública de carinho. Leia-se meninos beijando meninos e meninas beijando meninas, em duplas e eventualmente em trios!!

Pode até ser que alguns desses jovens tenham parentes homossexuais, mas aposto que a maioria foi criada em famílias onde o casal é homem e mulher. Nem me arrisco falar em famílias tradicionais, embora acredite que é possível.

As crianças adotadas não são as únicas a serem criadas por pais homossexuais, existem diversas que vivem isso em casa.

A dúvida que paira no ar é: Até que ponto a sexualidade e outros aspectos da vida social dessas crianças será afetada por esses referenciais?

Talvez essa questão não tenha a menor importância haja vista a quantidade de casais de heterossexuais que têm filhos homossexuais.

De qualquer forma fica para reflexão e comentários.

A adoção foi recomendada pela assistência social, haja vista o vínculo afetivo existente entre as mulheres e as crianças e o entendimento de que deve prevalecer sempre o melhor interesse do menor, retratado na melhor condição social e financeira, garantias e benefícios, como plano de saúde e pensão em caso de separação ou falecimento.

A decisão reconhece a união entre homossexuais e a adoção de crianças como uma família.

É preciso rever conceitos, aliás quem não o fez até agora está atrasado.

Ninguém disse que é fácil, mas que é preciso respeitar o outro.

3 comentários:

  1. Oi. Bom, eu concordo com suas ultimas frases. é preciso respeitar sim. afinal de contas todos são humanos também.
    e pra colocar, acho ridiculo pessoas com preconceito sobre esses assuntos.
    Abraço. adorei o blog

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodrigo,
    no acaso encontrei seu blog e me deparei com o assunto abordado por você.
    Acredito na necessidade de uma sociedade justa, onde valores de caráter são baseados em uma vida plena e sadia e não em conceitos preconceituosos que promovem a exclusão e indiferença.
    Um casal homoafetivo possui princípios que podem edificar bons valores na educação de uma criança, bem como um casal heterossexual e ambos podem prostituir valores no decorrer da vida de seus filhos. Se a heterossexualidade ("padrão social") fosse referência para a criação de filhos teríamos uma sociedade estruturada moralmente, o que sabemos que não é verdade, logo não se trata da orientação sexual dos pais, mas sim o modo como estes influenciam positivamente aqueles cuja a paternidade está coloca.

    Forte abraço,

    Jair Gabardo.
    www.paraquefiquem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. ola. tudo blz? estive por aqui dando uma olhada. muito interessante. apareça por la. abraços.

    ResponderExcluir