segunda-feira, 6 de abril de 2009

A BUSCA DA FELICIDADE

   Resolvi abrir um espaço aqui para mensagens que recebo como forma de lembrar depois.

   São coisas que concordo mas que nem sempre consigo seguir, por falta de disciplina mesmo.

  Não sei quem é o autor desse texto, mas que me enviou foi a minha amiga Nice, que ocupa um lugar especial na minha vida.

"Ninguém é dono de sua felicidade, por isso não entregue sua alegria, sua paz e sua vida nas mãos de ninguém, simplesmente ninguém!

 Somos livres, não pertencemos a ninguém e não podemos querer ser donos dos desejos, das vontades ou dos sonhos de quem quer que seja.

 A razão da sua vida é você mesmo. A sua paz interior é a sua meta de vida.

 Quando sentir um vazio na alma, quando acreditar que ainda está faltando algo, mesmo tendo tudo, remeta seu pensamento para os seus desejos mais íntimos e busque a divindade que existe em você.

 Pare de colocar sua felicidade cada dia mais distante de você. Não coloque objetivos longe demais de suas mãos, abrace os que estão ao seu alcance hoje.

 Se anda desesperado por problemas financeiros, amorosos ou de relacionamentos familiares, busque em seu interior a resposta para acalmar-se. Você é reflexo do que pensa diariamente.

 Sorrir significa aprovar, aceitar, felicitar. Então abra um sorriso para provar ao mundo que quer oferecer a você o melhor.

 Com um sorriso no rosto as pessoas terão as melhores impressões de você, e você estará afirmando para você mesmo, que está pronta para ser feliz.

 Trabalhe, trabalhe muito a seu favor. Pare de esperar a felicidade sem esforços. Pare de exigir das pessoas aquilo que nem você conquistou ainda.

 Critique menos, trabalhe mais. E, não se esqueça nunca de agradecer.

 Agradeça tudo que está em sua vida neste momento, inclusive a dor. Nossa compreensão do universo ainda é muito pequena para julgar o que quer que seja na nossa vida.

 A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.

 Se você anda repetindo muito: “ eu preciso tanto de você “ ou, “ você é a razão da minha vida “ – cuide-se.

 A inteligência é a insolência educada. Nosso caráter é o resultado de nossa conduta. Egoísmo não é amor, mas sim, uma desvairada paixão por nós próprios.

O homem sábio não busca o prazer, mas a libertação das preocupações e sofrimentos. Ser feliz é ser auto-suficiente...

Seja senhor de sua vontade e escravo da sua consciência."

2 comentários:

  1. “ Ser feliz é provavelmente o maior desejo de todo ser humano. Na prática, ninguém sabe definir direito a palavra felicidade. Mas todos sabem exatamente o que ela significa.”
    Em diferentes reflexões que fiz ao longo da minha vida, quase sempre chegava à conclusão que precisava aprender a viver o presente. Há anos medito sobre esse tema e, com o coração sincero, me empenho em colocar essa percepção em prática, cada vez um pouquinho mais. Ao longo do tempo, tive alguns bons avanços e conquistas – mas confesso: eles foram nada se comparados ao que está ocorrendo nessa exata fase da minha vida.
    Quando olho para trás, percebo que cada pequeno avanço que conseguia dar nessa direção ocorria lentamente, no meu tempo e numa zona de conforto que eu cuidadosamente havia construído. Com a chegada de alguém especial em minha vida, a busca da felicidade tornou-se uma urgência diária, constante e providencial.

    Não que eu espere que essa pessoa seja o provedor e responsável pela minha felicidade, mas, se temos alguém com quem somar tudo se torna melhor.

    Pense bem: todos os dias temos diversos motivos para reclamar, e tantos outros motivos mais para agradecer. Partindo dessa simples premissa, surgem outras perguntas igualmente simples: como você quer passar a sua vida? Reclamando ou agradecendo?

    Com exceção de situações extremas, todas as ocorrências nos permitem percebê-las com um novo olhar.

    Quando algo não vai de acordo com o esperado, nos colamos e nos identificamos completamente com as situações adversas.

    Então achamos que somos infelizes e reclamamos aos quatro ventos disso.

    Devemos saber tirar proveito e aprendizagem de todas as situações.

    No lugar de maldizer esse momento, agradeça por tudo: pela saúde, pelo dinheiro que tem para fazer compras e pela linda família que possui.

    A forma como vivemos depende de como escolhemos encarar as situações diversas que surgem, uma a uma. E, como qualquer outra coisa na vida, deixar de ser um reclamão exige treino e boas doses de auto-observação.

    Nos últimos tempos, me comprometi comigo mesma a viver os meus dias com o coração cheio de alegria e esperança, pelo máximo de tempo que eu conseguir.

    Quero ter um olhar generoso para tudo que ocorre à minha volta. E sei que isso só acontece se, internamente, eu perceber o lado favorável e engrandecedor que está implícito em cada situação.
    Pintou um fato não muito agradável? Vou vivê-lo, senti-lo e aprender com ele. Não vou mais me prender a ele, nem entrar num processo sem fim de remoer o que passou.

    Cair, aprender e levantar. E, assim, construir – momento a momento, escolha a escolha – uma vida mais feliz.

    ResponderExcluir
  2. "Respirar no presente perfeito,
    cantar no coro das esferas,
    dançar na ciranda do mundo,
    rir o eterno riso de Deus,
    é o que nos cabe como parte da felicidade.
    Essa música infinita,
    essa eternidade de sons plenos
    e de brilho dourado é o presente perfeito,
    que não conhece tempo e história,
    antes e depois."
    (HERMANN HESSE)

    ResponderExcluir