terça-feira, 23 de dezembro de 2008

A vida aqui.


A vida aqui não é ruim, nem boa, é suportável.
Aprendi a ser moderado nas minhas necessidades. Embora goste de coisas boas, posso viver com banho frio, corneteiro tocando alvorada, ter que fazer a barba de segunda a sábado, falta de privacidade, expedientes infindáveis, horários rígidos para refeições, um colchão ruim, falta de sexo, entre outras coisas.
O pior é a coletividade, mas nem isso chega a ser um fator impeditivo, se o fosse eu não teria sido voluntário. Quem passou por 5 anos de internato em escolas militares está bem acostumado, ou melhor, bem preparado.
Nossa coletividade é bem peculiar. Diferente das a que estamos acostumados nos condomínios, clubes, escolas e trabalho, aqui nós temos a famosa dupla, hierarquia e disciplina, bem definidas e, como as pessoas que aqui estão foram bem selecionadas, pelo menos queremos crer nisso, todos procuramos identificar os limites e respeitar particularidades.
Ainda assim não é simples...na alvorada por exemplo, alguém teve a brilhante idéia de colocar música logo cedo, então havia o dia do rock, do axé, do forró, do sertanejo...sempre alguém reclamava...mas a maioria esmagadora achava bom. Aí o que aconteceu...quem é que não pode ver um microfone e uma oportunidade de falar para muitos? Sim, os evangélicos....Foram ao comandante e pediram para aproveitar aquele horário e difundir a palavra do Senhor. Inicialmente eles interrompiam o que estava tocando colocavam um gospel baixinho e liam um trecho da Bíblia, hoje acabaram com a música, só toca gospel e os trechos estão cada vez maiores..estou pensando se peço também para revezar com eles e ler uns trechos de alguns filósofos. Entre eles Nietchze claro.
Temos aqui representantes de quase todos os estados da federação, com seus costumes, músicas, sotaques e manias. Impossível agradar a todos. Cada um tem a melhor solução para todo e qualquer problema e acha que seus problemas sempre são mais relevantes.
Estamos enfim ampliando nossas instalações. Recebemos um vôo de ressuprimento na semana passada e no sábado ( anteontem) aportou aqui o Navio Matoso Maia, da nossa Marinha. Recebemos novos containeres, mais modernos e equipados com bebedouros, janelas, mesas para estudo, TV LCD, frigobar e armário, um luxo só... mas não têm cortina nas camas. Ainda essa semana devo fazer mais uma mudança, agora para o container definitivo com apenas 3 integrantes.
Assim o tempo aqui vai passando cada vez mais rápido, já estou aqui há mais de 1 mês e não consegui fazer as coisas que havia planejado, não corro todos os dias, não emagreci, não estudei francês, parei minhas leituras, não estudei nada para a prova da ECEME e estou tendo dificuldade em manter o blog atualizado, tudo isso por que o trabalho aqui consome todo meu tempo.
Conversando com o pessoal da cozinha hoje eles lembraram bem que, se considerarmos as dispensas que vamos ter a partir do mês que vem, de trabalho mesmo faltam apenas 4 meses. Só!! e eu ainda tenho um monte de coisas a fazer aqui!!
Já na semana passada eu havia me atentado para esse problema do tempo e consegui fazer algumas coisas diferentes. Na sexta acompanhei o comandante no weekly briefing, no sábado fui à feirinha e no domingo fui à praia.
O weekly briefing é feito no Hotel Christopher, um dos melhores da capital, que foi alugado pela ONU para abrigar o comando militar da MINUSTAH e é, como o próprio nome diz, uma reunião semanal que ocorre às sextas-feiras. Neste evento o General Santos Cruz (Force Comander) reúne seu Estado-Maior e recebe todos os comandantes de contingente para uma troca de informações. Então são passados os fatos ocorridos na semana e o que está planejado para a próxima. Detalhe, tudo em inglês...imagine gente de todos os lugares do mundo falando inglês...se você entender 10% fique satisfeito. `No bar que fica à beira da piscina (que está vazia) os militares se reúnem, tomam umas cervejas, e curtem um momento de relaxamento.
A feirinha e a praia merecem um post à parte, além do mais este já está muito longo e eu estou cansado.

Um comentário:

  1. Feliz Natal
    Merry Christmas
    Joyeux Noel
    Fröhliche Weihnachten
    Zalige Kertfeest
    Tchestito Rojdestvo Hristovo, Tchestita Koleda
    Bon Nadal
    Sheng Tan Kuai Loh
    Gun Tso Sun Tan'Gung Haw Sun (cantonés)
    Sung Tan Chuk Ha
    Sretan Bozic
    Glaedelig Jul
    Srecen Bozic
    Felices Pascuas, Feliz Navidad
    Mo'adim Lesimkha
    Happy Christmas
    Hauskaa Joulua
    Joyeux Noel
    Nadolig Llawen
    Bo Nada
    Eftihismena Christougenna
    Nodlig mhaith chugnat
    Buon Natale
    Meri Kirihimete
    Feliz Navidad
    Hartelijke Kerstroeten
    Gledelig Jul
    Boze Narodzenie
    Boas Festas
    Sarbatori vesele
    Hristos Razdajetsja
    Hristos se rodi
    God Jul
    Sawadee Pee mai
    Noeliniz Ve Yeni Yiliniz Kutlu Olsun
    Srozhdestvom Kristovym
    Chung Mung Giang Sinh

    e agora a fonte de onde tirei as informações:
    http://acf.mmcafe.com.br/content/consa_biblioteca_nata_feliz_natal_linguas.mmp


    Grande beijo, não só nessa noite mas sempre!!!!!!!
    Te cuida meu irmão!

    Estamos te esperando prá ouvir as histórias daí!

    Feliz Natal

    ResponderExcluir