terça-feira, 18 de novembro de 2008

Enfim no Haiti!!


Chegou o dia tão esperado!
Embarcamos dia 16, com 2 horas de atraso (normal) na Base Aérea de Brasília. Como sempre familiares e amigos estavam presentes para fotografar e se despedir, enfim marcar sua participação e matar um pouco da curiosidade que a atividade desperta.
Viemos num Boeing da FAB com aproximadamente 100 lugares, mais apertados que na Gol, que pode ser adaptado para o transporte de passageiros ou de carga. Recebemos um lanche e nos acomodamos. Dentro do avião, enquanto está pousado, o calor é terrível, acho que o ar condicionado não pode ser ligado...de qualquer forma, depois da decolagem fica bem melhor.
Primeira escala em Recife onde pude abraçar, beijar e apertar a Bia. Vou morrer de saudades dela. Estar lá, mesmo que por alguns minutos, foi ótimo, fundamental!
Novo embarque e seguimos para Boa Vista, outro lanche, muito calor antes da decolagem.
Chegamos em Boa Vista e seguimos para o quartel onde estava previsto o pernoite. Era a segunda alteração de horário no mesmo dia. Nem jantei, tomei um banho e fui dormir.
A primeira atividade após o café do dia 17 foi o desembaraço alfandegário no aeroporto de Boa Vista, onde tive que declarar meu notebook para não ter problemas no retorno.
Por volta das 10h embarcamos mais uma vez, agora para o Haiti. Mais calor, mais um lanche...
A viagem durou aproximadamente 3 horas e 45 minutos, a vista do Haiti lá de cima é linda, com suas montanhas e lagos, o verde aparece tímido em pequenos arbustos, a devastação foi grande. O aeroporto é simples. Nosso desembarque foi rápido e a alegria era grande, eu nem sabia para onde olhar, tantas eram as coisas que eu queria ver.
Do aeroporto seguimos para a Log Base, onde fizemos as nossas ID (identificação da ONU). Foi um processo ágil e rápido, logo em seguida fomos para a base da BRAENGCOY, local que vai ser nossa morada nos próximos 6 meses.
As primeiras impressões nos remetem a tudo aquilo que nos foi dito na preparação: a multinacionalidade da MINUSTAH, o trânsito caótico das ruas da capital haitiana com seus tap-tap coloridos, o povo sofrido, a organização da BRAENGCOY.
Chegamos e fomos alojados provisoriamente num container para visitantes.
Idéias iniciais, sem qualquer tipo de ordenamento:
1) Aperfeiçoar meu inglês e aprender um pouco mais de francês;
2) Comer menos ( a comida é muito boa) e correr todos os dias.
3) Procurar melhorar o que já foi feito, otimizar processos e aprender mais sobre a minha profissão.
4) Ajudar os haitianos e colaborar para que a Companhia de Engenharia de Força de Paz cumpra com seus compromissos;
5) Conhecer o máximo dos outros exércitos que estão aqui;
6) Ler 6 livros e estudar para a ECEME;
7) Manter este Blog atualizado;
8) Fazer umas comprinhas para mim e para as pessoas queridas;
9) Juntar algum dinheiro;
10) Ser mais disciplinado.
Por enquanto é só, cansei de escrever e tenho que sair pra correr!!

7 comentários:

  1. Prezado Rodrigo,

    Estou neste momento ao lado do Saulo, ele está tocando uma trombeta... rsrsrss...

    Mas, já li e vi tudo sobre sua chegada tão esperada no HAITI.

    Agora é só trabalho meu amigo!!! nada de molesa não!!! ajuda este povo aí! VIU?

    Faça isso e você ganhará o galardão lá no céu.

    Brincadeirinha...

    Fica com DEUS.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Meu irmãozinho, meu camarada. Gostaria de ter estado presente no seu embarque, mesmo que fosse para você reclamar do lanche...
    Estamos daqui torcendo para que dê tudo certo e que as experiências vividas por aí sejam marcantes. Com certeza de todos os seus objetivos, escolho como mais importante o que fala sobre ajudar o povo do Haiti de alguma forma. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz por ter conhecido uma pessoa como você! É raro encontrar alguém que se predispõem a ir em uma missão para um país tão necessitado, para ver tanta miséria e tristeza nos olhos das pessoas e não é só quem vivem lá que reconhece esse gesto, eu o admiro muito por isso, por ter essa coragem, essa força e esse bom coração!
    Saudades...

    Fer

    ResponderExcluir
  4. Bom, foi ótimo ficar sabendo das suas impressões sobre o Haiti, da beleza do verde e da devastidão que tem até uma poesia, melancólica, é bem verdade. Espero que cumpra as metas traçadas. Sucesso!! Um grande beijo!! Saudades...

    ResponderExcluir
  5. ola que bom saber q vc esta bem e aproveitando esse tempo para conhecer o q vc é capaz de realizar parabens pela coragem e atitude estou muito orgulhosa bjks

    ResponderExcluir
  6. Oi Cabeção,
    Sua idéia do blog foi ótima!
    Vc descreveu tão bem sua ida para o Haiti, que a medida que ia lendo fiquei imaginando tudo...e olha que é só o começo!!
    To torcendo por vc aqui, apesar da saudade!!
    bjossssssssss
    Fábia Freire

    ResponderExcluir
  7. Anjinho... agora vc é mais anjinho ainda, está em uma missão especial e combina em tudo com vc. Forte, determinado, e lindo.
    beijos e tenha sempre Deus no coração.
    obs: adorei o susto de ontem gostaria de ter visto sua carinha. rssrsss

    ResponderExcluir