domingo, 2 de novembro de 2008

United Nations Stabilization Mission in Haiti – MINUSTAH









Em julho deste ano fui selecionado para compor o 8º Contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti – BRAENGCOY.
Nosso contingente é composto por 250 militares, o primeiro com esse efetivo, haja vista que os anteriores contavam com apenas 150. Sou o único oficial na minha especialidade e vou desempenhar a função de Adjunto de Logística, responsável pelas finanças, compras, almoxarifado e alimentação da tropa.
Estou muito feliz e pretendo compartilhar essa experiência com quem desejar.
Pretendo abordar aqui no blog os seguintes assuntos:
1) A Preparação;
2) Chegada e primeiras impressões;
3) A rotina numa base militar;
4) O povo haitiano e sua relação com os Peacekeepers;
5) Minhas viagens nos rest e leave;
6) O retorno;
7) O que mais me der na idéia!!!
Atualmente estou na fase final da preparação, na cidade de Aquidauana - MS. Iniciamos hoje o Estágio Avançado de Operações de Paz, que é uma simulação das mais variadas situações que poderemos enfrentar no Haiti.
Alguns sites ligados ao assunto:
http://www.minustah.org/
http://www.un.org/Depts/dpko/missions/minustah/
http://www.exercito.gov.br/03ativid/missaopaz/minustah/indice.htm

Um comentário:

  1. Rodrigo, ontem assistir uma reportagem ao vivo na TV sobre os Militares que estão atualmente no Haiti. Logo lembre-me você!
    Percebi que é realmente um trabalho muito delicado e com certeza não será fácil para nossos Militares conviver com tantos problemas sociais e económico em se encontra o HAITI.
    Porém, necessário o auxílio do povo brasileiro na reconstrução daquele PAÍS.
    Percebi também, o quanto aquele povo é carismático, afável principalmente as criaças, e como pude ver os brasileiro são bem vindo aquele PAÍS.
    É inequívoco, que em todas as situações temos que ser cautelosos.
    Mas, evidentemente será um grande passo para o recomeço de uma nova vida para o povo Haitiano.
    O Governo BRASILEIRO está de parabéns! o o Exército muito mais!!! pois serão eles que sentirão na pele o que é viver distante de seus familiares e fazendo um trabalho extraordinário, singular,excepcional como este.
    A todo 8º Contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti – BRAENGCOY e em especial a você CAPITÃO meus parabéns pela empenho e pela força que tem dentro de você!!!
    Que DEUS seja sua LUZ nesta nova caminhada.
    DEUS TE ABENÇOE EM TUDO.

    Um abraço,

    ResponderExcluir